Reflexões sobre História, Arte e Cultura.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Vanguarda Paulista


CULTURA, ARTE E MÚSICA:  A VANGUARDA PAULISTA

Otávio Fialho, Mário Manga,
Eliete, Bozo Barretti, 
Arrigo Barnabé e 
Azael Rodrigues.
História e Ideologia

A Vanguarda Paulista foi mais do que um movimento musical, foi também uma postura estética e política diante do mundo. Emergindo entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980, em um Brasil que começava a ensaiar seus primeiros passos rumo à redemocratização, consolidou-se como uma resposta complexa a um tempo igualmente complexo. Seus integrantes, em grande parte formados e atuantes em São Paulo, optaram por não seguir os caminhos já trilhados pela indústria fonográfica ou pela MPB hegemônica. Preferiram inventar os seus próprios.

Foi um movimento marcado por uma multiplicidade de vozes e percursos, mas com um ponto comum: o desejo de romper com as convenções, experimentar novas formas e afirmar uma liberdade criativa que, naquele momento histórico, carregava um enorme peso simbólico. Estávamos saindo de uma ditadura, mas ainda convivíamos com seus fantasmas — e a arte tornava-se um dos espaços privilegiados de contestação.

O rótulo foi criado por jornalistas e críticos musicais da cidade, tanto por seu aspecto de vanguarda, quanto, no caso da segunda denominação, como referência a um dos tempos onde os experimentalistas apresentavam suas obras: o Teatro Lira Paulistana, situado na rua Teodoro Sampaio, bairro de Pinheiros, e que posteriormente transformar-se-ia em selo musical e editora.

O Teatro Lira Paulistana.
A figurasmais conhecidas da Vanguarda foram Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção; representando o pessoal da Vila Madalena. Do outro lado do rio, o grupo “Pracianos”, a partir da iniciativa de Dari Luzio, lança os artistas Pedro Lua, Le Dantas e Cordeiro, Paulo Barroso. O movimento destaca diversos artistas como Grupo Rumo, diversas cantoras, tais como Suzana Salles, Tetê Espíndola, Eliete Negreiros, Vânia Bastos e Ná Ozzetti, cantores como Hermelino Neder, e grupos como o Premeditando o Breque, Patife Band e Língua de Trapo.

Arrigo Barnabé nunca tocou no teatro Lira. A banda que o acompanhava não cabia no pequeno palco. Arrigo Barnabé, um dos principais expoentes da vanguarda, conta que a intenção era se tornar popular. No entanto, os obstáculos impostos pelo mercado na época acabaram por restringir o alcance daquela nova música. O teatro Lira não era balada, era um espaço onde o foco principal era aquilo que estava acontecendo no palco. Era o artista, não outras coisas. As pessoas não ficavam conversando, não tinha garçom”, conta Wilson Souto Jr., um dos sócios-proprietários do Lira. Hoje o Teatro Lira é só uma lanchonete.

Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.
A ideologia política

É verdade que a Vanguarda Paulista não foi um movimento explicitamente panfletário. Mas a política estava lá — nas escolhas estéticas, na recusa ao formato pronto da canção radiofônica, na valorização da autonomia artística. Havia uma postura crítica em relação ao mercado e à lógica do consumo, mas também um posicionamento frente à realidade social brasileira: desigual, autoritária, excludente.

Muitos artistas do movimento abordaram, em suas letras, temas urbanos, o cotidiano caótico das grandes cidades e a violência simbólica e material que atravessava a vida das pessoas. Mas o faziam de maneira sofisticada, muitas vezes com ironia, recorrendo a recursos de linguagem que exigiam escuta atenta. O discurso não vinha mastigado — fazia parte de uma construção estética que convidava à reflexão.

Nesse sentido, havia uma clara sintonia entre forma e conteúdo. As músicas não seguiam estruturas tradicionais. Os arranjos desafiavam expectativas. Ritmo, harmonia e melodia muitas vezes pareciam se desencontrar, apenas para se reencontrar de modo inesperado. Isso também era político: tratava-se de questionar não apenas o que se dizia, mas como se dizia.

Ná Ozzetti, Suzana Salles,
Eliete Negreiros e Vânia Bastos, 1987.
Raízes e inspirações criativas

Boa parte dessa efervescência passou pela Universidade de São Paulo, especialmente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA). Ali, o Departamento de Música (CMU) foi tanto espaço de formação quanto de embate. Alguns artistas da Vanguarda Paulista estudaram ali — Arrigo Barnabé, Helio Ziskind, Mario Aydar, Pedro Mourão, entre outros — e tiveram contato direto com o ambiente acadêmico, ainda que nem sempre de forma pacífica.

Como aluno do Departamento na época, pude vivenciar de perto esse convívio. Havia uma relação ambígua entre os músicos e a instituição. De um lado, uma estrutura acadêmica ainda bastante presa a tradições e convenções musicais, ou então alinhada à vanguarda erudita europeia e seus compositores emblemáticos — Pierre Boulez, Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen, György Ligeti entre outros. De outro, jovens inquietos, experimentando novas linguagens e questionando os limites entre o “erudito” e o “popular”. Os atritos eram inevitáveis, mas produtivos. Houve contaminação mútua. A universidade oferecia um espaço de reflexão, enquanto os artistas trouxeram à academia uma dose de ousadia e desconstrução que a sacudia.

Documentário sobre o Grupo RUMO.
A estética do movimento

A estética da Vanguarda Paulista pode ser compreendida como uma estética da colisão: entre tradição e ruptura, entre o erudito e o popular, entre a canção e o ruído, entre o drama e o humor. Músicas como Clara Crocodilo, de Arrigo Barnabé, são exemplos emblemáticos desse hibridismo — onde uma espécie de ópera de vanguarda se cruza com o cotidiano urbano, o atonalismo dialoga com a canção e a crítica social emerge como pano de fundo distorcido.

O grupo Rumo, por sua vez, explorava a fala cotidiana como matéria-prima da canção, com arranjos refinados e um certo didatismo provocador. Já Itamar Assumpção, com sua poesia afiada, seu carisma incendiário e sua linguagem singular, desafiava qualquer tentativa de categorização. Sua obra era, ao mesmo tempo, política, visceral e esteticamente inovadora.

Fernando Guimarães, Lira Paulistana.
Alternativos e  produções independentes

A Vanguarda Paulista marca também a consolidação do chamado “disco independente” (surgido no Brasil na primeira metade dos anos 1970). Embora não tenham sido decisões articuladas, artistas do underground paulistano, criam micro-empresas e praticamente ”abrem suas próprias gravadoras”. Dari Lúzio, um dos pioneiros do movimento, inspirou-se no artista carioca Antonio Adolfo e seu LP ”Feito em Casa”; Dari criou seu selo EKO Produções Artísticas e laçou o LP ”Bastardo”. 

Ao mesmo tempo Arrigo Barnabé bancava a produção do seu LP inaugural, Clara Crocodilo, por falta de interesse das grandes gravadoras. A partir daí, “produções independentes” tornaram-se marca registrada dos “alternativos”. Na Vila Maria, os Pracianos, artistas que se reuniam na Praça Santo Eduardo, a famosa Praça Maldita, a partir da iniciativa independente de Dari Lúzio, partem para suas próprias produções: Pedro Lua lança o Compacto Duplo Regae Livre, pelo selo EKO; Lé Dantas e Cordeiro criam o selo Raízes e lançam o LP Brincadeira Manhã e Paulo Barroso lança o LP Vozes da Cidade.

Banda Ísca de Polícia.
Uma cidade como palco: O legado que segue pulsando

São Paulo foi mais do que cenário — foi matéria viva do movimento. A cidade, com sua diversidade cultural, suas contradições e seu caos criativo, alimentava as canções, os conflitos e as performances da Vanguarda. Casas de show como o Lira Paulistana, espaços alternativos, universidades e até estúdios caseiros e salas de ensaio formavam a rede onde tudo acontecia. Havia um sentimento coletivo de urgência criativa, mas também de resistência simbólica.

Apesar de seu alcance relativamente restrito à época — mais cultuada em nichos do que pelas grandes massas —, a Vanguarda Paulista teve um impacto profundo. Influenciou não apenas músicos, mas também críticos, acadêmicos e artistas de diversas áreas. Contribuiu para a abertura da música brasileira, mostrando que era possível fazer arte fora das amarras do mercado e das convenções de gênero.

Hoje, revisitar esse movimento é também revisitar uma fase intensa da história cultural brasileira. Um momento em que música e pensamento andavam juntos, em que estética e política não se separavam, e em que criar era, acima de tudo, um ato de liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário